A52 | 10 ANOS - Crescimento e Consolidação


Caminhando Rumo à Consolidação: O Ano da Transformação Financeira e Crescimento Exponencial

O quarto ano, compreendido entre 2017/18 foi marcado pelo início de nossa consolidação, a mudança de mentalidade e principalmente, a mudança de identidade da nossa empresa.

Neste ano, tivemos a oportunidade de reformular todo nosso quadro financeiro, e com um crescimento de 4x, iniciamos e realizamos o pagamento da maior parte da dívida adquirida nos anos anteriores da empresa. Nossa equipe cresceu e passamos a ser percebidos por grandes transportadoras, concorrentes e tecnologias diversas.

Expandindo Horizontes: Consolidando Presença Nacional e Impulsionando Inovação

No período entre 2018 e 2019, com nossa equipe comercial reforçada partimos para o projeto de consolidação nacional, nossos especialistas já estavam baseados nas maiores regiões do país. Com presença permanente em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Santa Catarina nossa expansão era constante e nosso quinto ano nos fazia alçar voos cada vez maiores, presença em feiras, grandes clientes e parceiros. Lançamento de novos módulos, atualizações frequentes nas ferramentas e equipe cada vez mais preparada e engajada. Porém, nada nos preparou para o que enfrentaríamos no início de nosso sexto ano.


Enfrentando Adversidades: Superando a Perda de um Pilar Fundador e Encontrando Força na União da Equipe

Nosso sexto ano entrava em velocidade cada vez maior, contas pagas, equipe engajada. Preparávamos um novo escritório. Com a equipe na estrada alçávamos voos cada vez maiores. E foi do alto, lá do céu, que passamos por nossa maior provação. Em um daqueles momentos que ninguém espera e quer passar, no dia 3 de maio de 2019 recebemos a pior notícia possível. Nosso sócio Odimar partiu, fazendo aquilo que mais gostava. Perdíamos ali um de nossos pilares, nosso membro mais experiente, o mais crente, o mais sonhador, o mais vibrante. Os desafios propostos para nós a partir desse momento não eram mais os mesmos.

Nosso amadurecimento empresarial teve que ser instantâneo, tivemos que aprender a seguir, a fazer contas, a planejar e a gerir nossa tristeza e saudade. E esse é o único ano de nossa trajetória que nos faz querer que as coisas fossem diferentes, todos os erros e desafios anteriores e posteriores são facilmente superados, quando lembramos que nada se compara a esse, nenhum prejuízo é maior do que ter seguido sem ele, ou melhor, com ele apenas em nosso coração e pensamento.

E, desta fase, resta apenas o agradecimento a quem ele foi e o que representou, e a nossa equipe, que nos abraçou e continuou a dar sentido àquilo tudo. Sem nosso time de pessoas valorosas, nunca teríamos superado esse momento.

Por Ubiratã Pereira – CEO


? Prazos de adequação

  • 25 de maio de 2025: início da obrigatoriedade de identificação e gerenciamento de riscos psicossociais (ex.: estresse, pressão, assédio).
  • 26 de maio de 2026: prazo final para adequações sem penalidades, com possibilidade de fiscalização após esse período.

? O que muda de fato?

  1. Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO): inventário obrigatório de todos os tipos de risco, incluindo psicossociais.
  2. Comunicação e plano de ação: riscos mapeados devem ser comunicados e mitigados com medidas claras.
  3. Procedimentos de emergência: atendimento, evacuação e resposta a acidentes obrigatórios.
  4. Glossário atualizado: novas definições de termos como “responsável técnico” e “gerenciamento”.

? Impacto na gestão de motoristas

  • Monitoramento rigoroso da jornada: Jornada máxima de 8 horas diárias, com possibilidade de até 2 horas extras, e mais 2 horas adicionais autorizadas por convenção ou acordo coletivo. Intervalo intrajornada obrigatório de 1 hora para alimentação, não podendo ser fracionado ou reduzido (proibição reforçada pela ADI 5322). Limite de direção contínua de 5 horas e 30 minutos, seguido de descanso obrigatório de 30 minutos. Descanso diário mínimo de 11 horas consecutivas entre jornadas. Descanso Semanal Remunerado (DSR) de 35 horas consecutivas (11h de descanso diário + 24h do repouso semanal), sem possibilidade de fracionamento ou acúmulo, conforme decisão do STF na ADI 5322.
  • Riscos psicossociais sob controle: pressão por entrega e estresse devem ser identificados e mitigados.
  • Treinamento formal obrigatório: capacitação recorrente com certificação digital registrada.
  • Planos de ação comunicados aos motoristas: equipes devem participar da criação e implementação dos controles.

⚠️ Consequências da não conformidade

  • Multas, interdição de atividades e máquinas, e possíveis processos trabalhistas ou criminais
  • Afastamentos por saúde mental: o INSS registrou 472 mil casos em 2024
  • Sinistros e negativa de seguros: jornadas irregulares aumentam risco de acidentes — e de recusa de cobertura

2024. Todos os direitos reservados.

A52 Softwares

×